AVALIAÇÃO DM 360º

 

"Tente alcançar a perfeição em tudo aquilo que fizer; tome como ponto de partida o melhor que existir e faça-o ainda melhor. Quando não existir esse ponto de partida, crie-o.”    

Sir Henry Royce, fundador da Rolls-Royce


Sendo a percepção dos outros e de si próprio, um fenómeno psicológico, por conseguinte, sujeito a distorções e à influência dos afectos, a avaliação daí decorrente é, por definição, um exercício de subjectividade, potencialmente, eivado de erros e distorções. 

A avaliação 360º traz para o mundo das Organizações um instrumento de medida que pretende limitar a margem de subjectividade deste processo, fornecendo a cada avaliado, a oportunidade de receber um feedback múltiplo de diferentes tipos de interlocutores - chefias directas, pares / clientes / fornecedores e subordinados, para além da auto-avaliação. 

O realismo desapaixonado desta visão global e integradora, permite a identificação dos pontos fortes e menos fortes da liderança nos seus vários níveis. 

Acreditamos que a avaliação 360º não deverá esgotar-se num diagnóstico, devendo ser complementada com programas específicos de intervenção que permitam aos avaliados, o fortalecimento das suas competências críticas e a consequente valorização das suas carreiras na Organização onde trabalham. 

A nossa metodologia DM 360º - Diagnóstico e Desenvolvimento de Competências Profissionais integra estas duas vertentes, tendo como infra-estrutura tecnológica o “360º Competency Feedback System TM” profusamente testado, internacionalmente, constituído por um questionário de fácil preenchimento com processamento informatizado, acessível através da Internet, que produz um Relatório Individual e um Relatório Conjunto de todos os avaliados. Esta informação poderá ser maximizada em conhecimento aplicado e desenvolvimento das competências profissionais de cada avaliado, por via da nossa assessoria especializada e programas de coaching individual. 

Com o DM 360º avaliamos 8 agrupamentos de competências desdobráveis num total de 18 competências (skill sets):

  • Comunicação - Escutar os Outros, Processar Informação e Comunicar Eficazmente;
  • Liderança - Inspirar Confiança, Dar Orientação e Delegar Responsabilidades;
  • Adaptabilidade - Adaptar-se às Circunstâncias e Pensar Criativamente;
  • Relacionamento Interpessoal - Construir Relações Pessoais e Facilitar o Sucesso da Equipa;
  • Gestão de Actividades - Trabalhar Eficientemente e Trabalhar com Competência;
  • Produtividade - Agir e Atingir Resultados;
  • Desenvolvimento dos Outros - Desenvolver os Talentos Individuais e Motivar com Sucesso;
  • Desenvolvimento Pessoal - Mostrar Comprometimento e Procurar Melhorar.
DM 360º foi desenvolvido segundo uma filosofia modular que poderá incluir um programa de coaching elaborado à medida de cada avaliado que contempla no final uma avaliação dos progressos verificados e seu impacto organizacional.