Executive Coaching




“O Coaching é, na realidade, a aplicação da Psicologia como ciência do comportamento, no desenvolvimento dos indivíduos nas vertentes profissional e pessoal, envolvendo mudança comportamental, melhoria de desempenho e incremento de bem-estar”.

Anthony Grant

 


O actual enquadramento macroeconómico requer das empresas, uma acrescida capacidade de adaptação e de resposta às solicitações de um mercado cada vez mais exigente e menos previsível. Neste contexto, os Recursos Humanos das Empresas e em particular, os seus Executivos e Quadros Superiores, assumem um papel fundamental na resposta a essas exigências. Estes quadros são investidos de responsabilidades que exigem competências e qualidades pessoais que lhes permitam conceber soluções criativas face aos novos desafios. 

O Coaching é um processo de desenvolvimento profissional e pessoal, baseado na aprendizagem-acção e na auto-descoberta. Parte da asserção básica de que todas as pessoas possuem um potencial oculto de desenvolvimento, que nem sempre se concretiza, em virtude da ausência de estímulos do meio envolvente e/ou desejo interno de crescimento pessoal. 

Como ferramenta de desenvolvimento das pessoas em contexto organizacional, o processo de Coaching parte do pressuposto de que a aprendizagem é um processo individual e que esta será tanto mais efectiva e duradoura quanto melhor for o envolvimento do indivíduo e o vínculo criado com o Coach, o facilitador atento desse processo. A metodologia de coaching da DAVE MORGAN segue as orientações da ICF e compreende as seguintes etapas: 


1ª Identificação de necessidades e clarificação dos objectivos do Coaching 

Na 1ª sessão, procedemos ao diagnóstico das necessidades e à identificação das competências pessoais e profissionais que deverão estar envolvidas no programa de Coaching. 
A duração das sessões (60-90 minutos) e a sua periodicidade são acordadas entre o coach e o cliente. O nosso Programa de Coaching preconiza um mínimo de 12 sessões, a realizar numa base quinzenal durante cerca de 6 meses.


2ª Desenvolvimento de competências pelo Coaching

Série de sessões de Coaching (presencial ou telefónico) centradas no aprofundamento dos tópicos relevantes e no fortalecimento das competências consideradas.

Não existindo uma agenda prévia para cada sessão, poder-se-á abordar qualquer tema ou tópico julgado relevante pelo cliente e, é nessa flexibilidade respeitadora das suas singularidades, que se constroem as fundações da mudança e do seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Esta liberdade de actuação confere ao Coaching características únicas, potenciadoras dos recursos dos indivíduos pelo facto de não os formatar a um programa rígido de aprendizagem ou a um modo pré-definido de lidar com as situações.

No final de cada sessão são acordadas com o cliente, acções que permitam treinar e robustecer as competências visadas. Na sessão seguinte, é feito o follow-up dessas acções, assegurando dessa forma, uma monitorização muito eficaz do trinómio objectivos-acção-resultados. 


3ª Avaliação dos Resultados


Para além da avaliação dos resultados que vai sendo feita ao longo do processo, efectua-se no final, uma análise das mudanças ocorridas, tendo em conta os objectivos iniciais do coaching.

Baseado nesse racional e nos depoimentos do cliente, procede-se ao registo dos resultados finais e sua respectiva quantificação.



Recomendamos a leitura dos nossos artigos.

Coaching de Executivos, Um potenciador do Sucesso 

Coaching e Gestão RH

A Eficácia do Executive Coaching